sexta-feira, 27 de março de 2009

Tópico da aula do dia 13/03/09.


Nesta aula foi feita oralmente a leitura da introdução e da primeira unidade, até a definição de conhecimento lógico-matemático e social do livro de : KAMII, constance. A criança e o número. Campinas: papirus, 1984., com a devida explicação da professora e exposição da opinão de alguns alunos a respeito de passagens importantes do texto, como a definição e compreenção de conhecimento físico e lógico-matemático, abstração reflexiva e empírica, síntese de ordem, inclusão hierárquica e conhecimento social. Ouve também uma leitura reflexiva feita pela professora, do texto "um zero para as professoras" de Regina Drummond. Ao final da aula, a professora encaminhou para o próximo encontro que será no dia 20/03/09, a leitura da página 26 à 41 do livro de KAMII, constance., e também encaminhou a obtenção de sucatas para a confeccionalização de um jogo interativo e matamático destinado ás crianças que estejam estudando até o terceiro ano do ensino fundamental, com o objetivo de facilitar a compreenção do número por parte das mesmas. Foi pedido que os grupos realizassem a conceituação e exemplificação do conhecimento lógico-matemático conforme a teoria de Piaget:

  • Conhecimento físico: é o conhecimento dos objetos da realidade externa, podendo ser adquirido através de uma observação (caráter empírico). Ex: um menino brincando com uma bola de gude, e a deixa cair. Este fato é um conhecimento físico, pois é explicado pela lei gravitacional, e é algo que pode ser observado.

  • Conhecimento lógico-matemático: é aquele de caráter intrínseco, sendo que se adquire no decorrer do tempo a partir do momento em que o indivíduo vai construindo a estrutura do número e fazendo as relações entre os objetos. Ex: duas garrafas de formas e tamanhos diferentes, foram colocadas sobre a mesa pela professora, uma das garrafas era pequena e larga e a outra era comprida e estreita, mas as duas tinham o mesmo volume. Ao perguntar a uma das crianças em qual das garrafas caberia mais água, a mesma respondeu que as duas suportariam a mesma quantidade, pois a largura de uma compensaria a altura da outra. Essa resposta nos leva a afirmar que ela possui o conhecimento lógico - matemático.

  • Abstração reflexiva: é uma construção feita pela mente, em que o indivíduo no momento que lhe é pedido para fazer a distinção entre objetos, ao invés de focalizar uma certa propriedade dos objetos, ela estabelece uma relação entre os mesmos. Ex: ao se pedir para uma criança agrupar os objetos iguais no meio de vários, com formas, cores e pesos diferentes, a mesma irá agrupar aqueles que possuem as mesmas caractéristicas, ela identificará as semelhanças ou diferenças existente em cada um.

  • Abstração empírica: é aquela em que ocorre a abstração das propriedades a partir dos objetos, sendo que o indivíduo focaliza uma certa propriedade do objeto e ignora as outras. Ex: ao se expor sobre uma mesa vários objetos com cores, formas e pesos diferentes, é solicitado á uma criança que agrupe os objetos iguais, a mesma agrupará focalizando apenas uma característica (cor) e ignora as demais.

  • Síntese de ordem: corresponde ao ato de ordenar mentalmente uma série de objetos no momento que lhe é solicitado à quantidade, para que o mesmo não conte ou salte um número mais de uma vez. Ex: pede-se à uma criança que conte quantos objetos tem dentro de uma caixa e a mesma ao contar, desconsidera os que já foram contados e fixa-se apenas no último, ao pedirmos que nos mostre o total.

  • Inclusão hierárquica: é uma relação que a criança estabele na hora de contar uma quantidade de objetos e inclue mentalmente um número dentro do número seguinte. Neste tipo de síntese, a criança se concientiza de todos os elementos do conjunto e não só do último. Ex: ao contar a criança já sabe que os números 1,2,3 e 4 estão incluidos no 5.

  • Diferença entre conhecimento lógico-matemático e social: o conhecimento lógico-matemático é algo universal, por exemplo: 2+3 dará o mesmo resultado em todas as culturas, sendo o conhecimento simbólico e exato das coisas. Já o conhecimento social, é algo arbitrário, ou seja, a forma de ensino é modificada de acordo com a região, com o país, com a cultura, porém o resultado final será o mesmo em todos os lugares. Ex: o fato de algumas pessoas se comportarem de determinada forma em certas circuntâncias é influenciado pelo conhecimento social.

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